APRESENTAÇÃO
A
Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Germano, situada a Rua
Arnóbio Barcelar Caneca S/N. bairro Lagoa Seca,zona urbana,
município de Juazeiro do Norte, CEP: 63040-270-CNPJ:01.910.319
/0001-17, está autorizado pelo decreto Lei N° 1251 de 9 de abril de
1987.foi criada com o intuito de suprir as necessidades educacionais
existentes e dar oportunidade aos alunos do bairro, constituídos em
sua maioria por pessoas carentes que enfrentam grandes dificuldades
socioeconômicas.
Ofertando
o ensino fundamental I e II ( do 1º ao 9º Ana, de acordo com a LDB)
nos turnos diurnos, Educação de Jovens e Adultos ( EJA),
desenvolvendo uma política Educacional voltada para os princípios
da cidadania( objetivos apregoado pela Educação Nacional) e
consolidar ações e atividades preventivas e assegurar as reais
condições de igualdade e direitos no processo de socialização da
comunidade escolar.
A
escola possui no ano 2012 alunos matriculados do 1º ao 9º Ano e
jovens e adultos.O referido estabelecimento de ensino possui oito (8)
salas de aulas, uma (1) Biblioteca uma (1) sala de Professor (01) uma
secretaria (01) diretoria (01) sala de computação.
A
estrutura organizacional da escola é composta por profissionais que
trabalha com todo esmero para que todo os alunos tenham o maior apoio
possível e uma assistência completa. Estamos sempre a disposição
das Famílias dentre os departamentos existentes destacamos.
- Direção: responsável pelo gerenciamento e organização geral da escola;
- Coordenação Pedagógica: responsável pela acessória e suporte no planejamento das aulas e intervenções pedagógicas, buscando promover a melhoria da qualidade de ensino.
- Orientação Educacional:responsável pelo acompanhamento com os alunos nos aspectos sociais ,afetivos e comportamentais, cooperando para a formação integral do aluno. Juntamente com o Coordenador Pedagógico, faz o elo entre escola e família;
- Secretária departamento responsável pelo arquivo e emissão de toda documentação escolar;
- Corpo Docente: composto por professores habilitados na área acadêmica.Tendo ainda um ( 01) agente administrativo, um (01) auxiliar de secretária, uma ( 01) merendeira, dois (02) auxiliar de serviços gerais, e um (01) vigia.
- Articuladora: departamento responsável pelo acompanhamento do aluno para não evasão, intercambio a família e os momentos sociais da escola,
O Projeto Político
pedagógico constituiu uma vertente básica do PDE. Trata do processo
ensino-aprendizagem, objetivando criar condições favoráveis a sua
melhoria. Assim, define caminhos voltados para a obtenção do
sucesso escolar, que é a efetiva aprendizagem dos alunos. É, nesse
sentido, que a busca de organização de trabalho pedagógico da
escola como um todo, e da sala de aula em particular, com foco na
aprendizagem do aluno e no desempenho bem sucedido do professor. Foi
elaborado também, visando a interação da comunidade
escolar,contando portanto com a colaboração de todos , para que
juntos passamos formar cidadãos conscientes e preocupados em
participar da transformação do mundo.
Sua elaboração se
deu a partir das exigências da LDB e de acordo com a resolução
395/2005 do Conselho Estadual de Educação , que respectivamente
delegam:
Art. 2º -A
educação,dever da família e do Estado,inspirada nos princípios de
liberdade e nos ideais de solidariedade humana tem por finalidade o
pleno desenvolvimento do educando, seu prepara para o exercício da
cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 12º - Os
estabelecimentos de ensino, respeitando as normas comuns e os de seu
sistema de ensina,terão incumbência de:
- Elaborar e executar sua proposta Pedagógica;
- Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;
- Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aulas estabelecias;
- Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
- Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;
- Articular-se com os familiares e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.
- Informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Resolução 395/2005- Art
1º- A instituição de ensino, para favorecer a unidade de uma ação
e articular o esforço de toda a comunidade escolar na organização
e no desenvolvimento da sua ação pedagógica,deverá elaborar
instrumento para gestão , planejadas coletivamente,observando as
normas deste Conselho.
Parágrafo Único-
Integrar a comunidade escolar os alunos, pessoal
docente,especialista,servidores e famílias;
Art. 2º - Esta
Resolução trata da elaboração do Projeto Político Pedagógico,
do Regimento Escolar e do Plano de Trabalho Anual, como instrumento
da gestão escolar.
Art.3º - O Projeto
Político Pedagógico e um instrumento da gestão que expressa
proposta educativa da escola, define rumo, a intenção e os
processos que a instituição de ensino utilizará para cumprir as
metas e objetivos estabelecidos,e por se constituir, na sua essência,
um processo educativo, estará em permanente avaliação e
reelaboração.
§ 1º - O Projeto
Político Pedagógico tem como foco básico o processo de ensino e
aprendizagem e a formação da cidadania, devendo portanto,
alicerçar-se numa concepção de currículo que considere suas
indicações sociais.
Foi elaborado de forma
coletiva e voltado para uma prática que possibilite a formação
integral de nossos alunos,de forma interdisciplinar e priorizando os
aspectos intelectuais,cognitivos,psicomotora,emocionais e afetivos.
O percurso de acesso
ao bairro é fácil, mas a clientela, na sua grande maioria é
formada Pelos moradores do Bairro Frei Damião PROUB I, II e III,
mutirão,favela da Baixa da Raposa e a zona rural das imediações
de Barbalha.
O transporte escolar
é de condições , e de comprimento de horário das aulas ,
contribuindo para a segurança dos alunos e do desenvolvimento e
aprendizado dos mesmos.
A merenda escolar é muito
necessária para o corpo discente,tendo em vista as condições de
subsistência digna para se trabalhar satisfação e a auto estima
dos alunos,revertendo o quadro de desnutrição alimentar.
A construção de uma
nova prática está diretamente ligada á concepção de mundo,de
homem e de conhecimento que fundamenta as relações cotidianas, e
foi nessa visão que nossa prática tem a realidade como
referência,onde a escola assume em caráter democratizado á medida
que proporciona não apenas o acesso, mas a apropiasão do
conhecimento.
I -
JUSTIFICATIVA
Acreditamos
que a educação é a base para a inclusão social. Embora dividida a
tarefa de educar como outros núcleos sociais, como a família, as
comunidades e os meios de comunicações,a escola é o principal foco
de organização,sistematização e transmissão do conhecimento, do
educador e do educando,os principais agentes nesse processo.
A relação entre educação,
escola e sociedade é alvo de transformação continua.
É através do conhecimento
que o homem adquire meios para compreender e transformar a realidade
material e a sociedade em que vive tornando-se apto a exercer sua
cidadania.
A nossa missão é
construir uma escola voltada para formação do respeito mútuo e do
compromisso com a educação de qualidade e com a cidadania, como um
desejo de crescimento coletivo e acolhedor.
Nossa visão de futuro
é valorizar o sucesso escolar através do direcionamento de uma
educação que venha delinear ações conjuntas para trnasformar a
realidade escolar com progresso, sucesso e inclusão social.
Nossos valores são:
- Compromisso com a Educação Básica
- Ética e postura profissional
- Respeito mútuo Relação interpessoais
- Responsabilidade e assiduidade Manter o respeito e a higiene pessoal e ambiental.
OBJETIVOS
GERAIS (de acordo com os PCN”s)
- Compreender a cidadania como participação social e política,assim como exercício de direitos e deveres políticos civis, e sociais,adotando, no dia- a- dia,atitudes de solidariedades, cooperação e repúdio ás injustiças, respeitando o outro e exigindo para se mesmo respeito.
- Proporcionar-se de maneira crítica, responsável e construtivas nas diferentes situações sociais,utilizando o diálogo como forma de medir conflitos e de tornar decisões coletivas.
- Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais,materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identificação nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
- Conhecer e valorizar a pluralidade do matrimônio sociocultural brasileiro,bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer descriminação baseadas em diferencias culturais, de classe social ,de crenças, de credos,de etnia ou entre outras características individuais e sociais;
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformado do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles contribuído ativamente para melhoria do meio ambiente;
- Desenvolver o conhecimento ajustado a se mesmo e o sentimento de confiança e m suas capacidades afetivas, físicas, e cognitivas, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
- Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação á sua saúde e á sua coletiva;
- Utilizar as diferentes linguagens-verbais, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meios para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados atendendo a diferentes intenções e situações de comunicações;
- Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
- Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los,utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionar procedimento e verificando sua adequação.
Objetivos Específicos
- Reforçar o nível de aprendizagem da comunidade escolar junto ao corpo discente, buscando um referencial de qualidade, incentivo e sucesso pessoal;
- Oferecer condições de resgate da cultura regional e engajamento as manifestações da comunidade,
- Planejar acompanhar e avaliar as ações desenvolvidas nos processos ensino-aprendizagem;
- Estimular e orientar uma metodologia de trabalho voltada para o desenvolvimento social do ensino-aprendizagem;
- Discutir os aspectos relativos á informação pessoal do aluno para observar, criticar, refletir e interpretar a existência de se mesmo a realidade em que está inserido;
- Destacar a importância no processo de maturação do aluno através do exercício de liberdade e sua responsabilidade para com os conteúdos e atividades realizadas;
- Estimular o ato da leitura, de ouvir e de contar histórias para favorecer o bom desempenho de suas atividades escolares e incentivar o desenvolvimento de um ofício útil a si mesmo e o sociedade.
Acreditamos que,apesar das limitações da prática
educativa, o empenho, o compromisso, a postura profissional eo
relacionamento da equipe são elementos positivos no desencadeamento
de um trabalho articulado e comprometido.
O aluno aprende quando encontra significado naquilo
que lhe é ensinado, e busca novos conhecimentos quando a escola lhe
dá subsídios pra construir sua própria autonomia. A interação
com os pares favorece aos alunos oportunidade de perceberem a
diversidade de culturas, de crenças e de formas de expressão,
amplia a sua percepção de mundo e aumenta sua possibilidades de
aprendizagem. Baseados nisso, nos propomos desenvolver um trabalho
que contribua para a construção de uma escola cidadã , menos
burocrática mas humanizada,politizada, alegre e comprometida com os
interesses e necessidades de toda comunidade escolar. Com um dos
suportes educacionais,apresentamos propostas de trabalho que visam
criar condições de o educando superar uma visão restrito de mundo
,de compreender a complexidade da realidade, de aprimorar sua
capacidade comunicativa e ampliar significativamente,sua inserção
no espaço, em que vive,de forma consciente da valorização da vida
,da dignidade, da liberdade e da individualidade humana,respeitando
seu semelhante sem preconceito de religião ,raça, sexo, posição
social ou qualquer, sedo como princípios os valores humanos .
II – REFERENCIAL TEÓRICO
A forma como compreendemos a realidade,determina
pela qual se dará nossa prática pedagógica. Se não tivermos uma
fundamentação teórica, nossa prática não terá uma direção
segura. É necessário,portanto,compreender a função social da
escola para o homem produzir a partir de suas necessidades. A
consciência, a inteligência e a criatividade precisam ser formados
e desenvolvidos pela escola,se entendermos dessa forma, poderemos
perceber a importância do nosso papel como educadores, teremos
dimensão do enorme trabalho que temos clareza da direção que
devemos tomar. A partir dessa concepção,nossa escola fundamenta sua
filosofia educacional na teoria de Piaget em ressonância á postura
sociointeracionista. Entretanto não é puramente construtiva,já que
a sociedade não age dessa forma e os alunos deve estar preparados
para enfrentá-la. Por essas e outras razões, optamos por uma
metodologia própria, que tem demonstrado ótimos resultados.
A escola adota uma política educacional coerente com
a realidade na qual está inserida, onde o conhecimento é construído
individualmente a partir de um processo em que o sujeito interage
com a realidade(outras pessoas ambiente sócio-cultural e físico).
Propomos ao aluno atividade do conhecimento a partir de sua própria
experiência no processo de interação com o meio. A aquisição de
todo conhecimento parte da ação. É nela que deverá estar baseado
o ensino escolar: Ao invés de memorizar os conhecimentos exposto
pelo professor o aluno aprende a sentir, perceber, compreender,
conceituar,raciocinar, discutir e transformar.
Os fundamentos teóricos e pedagógicos definem os
papéis a serem representados por professores e alunos em face da
proposta didática adotada. Em nossa concepção, o professor assume
a postura de mediador, facilitando o processo de interação dos
alunos no meio social, com os objetivos do conhecimento e entre
si,sem jamais tornar-se o centro do conhecimento.Seu papel é o de
planejar,incentivador e administrador da curiosidade do aluno em
relação a si mesmo e ao mundo que o cerca.
É através do professor que a criança encontrará
na escola as ferramentas para a sistematização do conhecimento.
No aspecto inclusivo escolar, professor e aluno
aprende uma lição que a vida dificilmente ensina : Respeitar as
diferenças. Acreditamos que esse é o primeiro passo para construir
uma sociedade mas justa. A partir dessa conclusão, a nossa escola
acolhe as pessoas, sem exceção.
Acreditamos que um bom projeto pedagógico,começa
pela reflexão de que inclusão não é apenas ter rampas e banheiros
adaptados, é preciso ser “humano”,ter amor pelo que faz, e
tentar superar essas diferencias,respeitando o outro com suas
limitações e possibilidades. o aluno precisa de liberdade para
aprender do seu modo,de acordo com suas condições, e isso vale para
criança com algum tipo de necessidades educativas especiais ou não.
A escola, os professores e os livros didáticos são
elementos mediadores entre o aluno e o conhecimento. Quando mais
diversificados os recursos didáticos utilizado no processo de
ensino, maiores as possibilidades de torná-lo atraentes,prazerosos e
consequentemente, mais eficiente.
O livro didático deve concretizar os princípios e a
ação dos agentes educativos,porém não deve ser o único meio de
construir conhecimentos,por isso,desenvolvemos outras práticas
educativas como: projetos, pesquisas, jogos, aula de campo, exposição
culturas, oficinas de leitura entre outros.
- PROPOSTAS CURRICULAR
- Princípios e fins da educação
O ensino será ministrado com base nos princípios do Art 3º LDB, que dizem:
- Igualdade de condições para o acesso e permanência da escola;
- Liberdade de aprender,ensinar,pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
- Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
- Respeito a liberdade e apreso a tolerância;
- Coexistência de instituições públicas em estabelecimentos fiscais;
- Gratuidade de ensino público em estabelecimentos oficiais;
- Valorização do profissional da educação escolar;
- Gestão democrática do ensino público,na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
- Garantia de patrão de qualidade;
- Valorização da experiência extra-escolar;
- Vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
02. O CURRÍCULO
O nosso currículo tem como parâmetro as
orientações do MEC – PCN”s, onde os temas transversais se fazem
presentes nas áreas convencionais,interligando as questões da
atualidade e mobilizando tais conteúdos entorno de temáticas
escolhidas, de forma que as diversas áreas não apresentam
continentes isolados,mas digam respeito aos diversos apectos que
compõem o exercício da cidadania.
A educação deve mais do que preparar as crianças
para determinada sociedade, fornece-lhes constantemente referências,
estímulos e o estabelecimento de correlação, que lhes permitiam
compreender o mundo que os rodeia e comportar-se nele como cidadãos
responsáveis e transformadores da realidade.
A transversalidade e a interdisciplinaridade
são dois mecanismos eficiente na absorção das competências e na
construção da cidadania. Ambos se fundamentam na crítica de uma
concepção de conhecimento e apontam a complexidade do real.
O comvivio escolar refere-se a toda e qualquer
relação vividadentro da escola pelas pessoas que formam a
comunidade escolar. Todos temtam passar coerência com o que se
prega e o que se faz, transmitindo sempre uma mensagem construtiva no
trabalho desenvolvido.
As normas de convivências da escola, estão de
acordo com o regimento que assim determina:
- Do Corpo Docente.
O corpo docente da escola e constituído por
profissionais habilitados em forma de legislação em vigor.Deverá
apresentar uma conduta diante de todos que fazem a comunidade escolar
que ressalte em bom caráter no processo de formação do educando.
- Direitos.
São Direitos dos professores:
- Sugerir a direção medidas educativas visando o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem;
- Receber assessoramento técnico –pedagógico dos especialistas da coordenação e da Direção;
- Participar de seminários,simpósios,encontros pedagógicos e cursos de aperfeiçoamento ou especialização patrocinados pelo instituto.
- Ser tratado com respeito no desempenho da sua função;
- Gozar de liberdade no exercício de suas atividades, desde que não contrarie as normas legais.
- Deveres
São deveres do professor.
a)Cumprir e fazer as disposições deste regimento
como as diretrizes e normas baixadas pela Secretaria de Municipal,
pela direção da escola e pelos órgãos normativos do sistema.;
b)Elaborar anualmente, sob a orientação da
coordenação pedagógica, os planos de curso dos componentes
currículos sob sua responsabilidade;
c) Valorizar a pontualidade ea assiduidade, servindo,
assim, de exemplo para os alunos;
d)Ajudar as instituições escolares com sua
participação, sobretudo organização da biblioteca eo grêmio
estudantil;
e) Criar um clima de compreensão e afeto nas
relações com os superiores, com os colegas e com os alunos;
f) Adotar em classe,os livros indicados pela
secretaria de Educação do Município , ou justificar, por escrito,
á supervisão, a não adoção desses livros;
g) Prevenir as faltas justificáveis em tempo hábil;
h) Participar de cursos seminários,quando convocados
pela secretaria de Educação do Município;
i) Comparecer as reuniões de planejamento didático
ou as extraordinárias,quando convocados pela direção;
j) Cumpri os horários e os programas de atividades
apresentados pela direção;
k) Registrar em diário de classe as atividades ,os
conteúdos desenvolvidos,a freqüência dos alunos e os resultados
das avaliações, dos trabalhos escolares,cuidando para que estes
registros não tenha erros nem rasuras;
l)Cooperar na manutenção da disciplina e no
incentivo á boa conduta dos alunos;
m) Comparecer as reuniões de pais e mestres, com o
objetivo de promover a integração entre a família e a escola;
n)Entregar, no prazo previamente estimado pela
Secretaria de Educação do Município , o resultado do
aproveitamento e a frequência dos alunos.
- Do Corpo Discente.
O corpo discente é constituído por todos os alunos
regulamente matriculados na escola.
São direitos dos alunos:
- Conhecer o Regimento Escolar e poder consultá-lo a qualquer hora;
- Receber em igualdade de condição, a orientação necessária para realizar suas atividades escolares;
- Requerer a quem de direito, quando se sentir prejudicado por colegas,funcionários e/ ou professores;
- Requerer revisão das verificações de rendimentos escolares, quando se achar mal avaliado, desde que o faça no prazo de 72 ( setenta e duas ) horas após a divulgação dos resultados;
- Ter assegurado o direito á recuperação;
- Participar de todas as agremiações estudantis que funcionem no estabelecimento;
- Receber seus trabalhos devidamente corrigidos e avaliados;
- Ter assegurado o respeito á sua opção religiosa;
- Requerer segunda chamada de avaliação, quando ausente na primeira avaliação ,por motivo justificáveis;
- Requerer quantas vias de documentos escolares se fizeram necessários;
- Requerer cancelamento de matrícula na transferência em qualquer prazo á secretaria diretamente pelo aluno quando maior de idade ou assistido por qualquer de seus pais ou responsáveis;
- Ter assegurado a matricula mesmo quando repetente, enquanto permanecer na faixa de obrigatoriedade do ensino fundamental;
- Ter garantia de matrícula quando proceder de Escola de Ensino Fundamental da rede Municipal, em especial os que residem no mesmo bairro que a escola;
- A estudante em estado de gestão,a partir do 8º (oitavo) mês e durante 03 ( três ) meses ficará assistida pelo regime de exercícios domiciliares,Instituído pelo Decreto Lei nº 1.044 de 21/10/1969.
- Em caso de doença, será concedida a falta , em regime de tratamento excepcional, sendo o início e o fim do período em que será permitido o afastamento á Secretaria da escola, via atestado médico devidamente assinado, informando o CID- Código Internacional de doenças.
- Deveres.
São Deveres do Aluno:- Cumprir os dispositivos regimentais,bem como as normas pela direção do estabelecimento;
- Tratar com respeito e urbanidade os professores , especialista, diretores,funcionários e colegas;
- Colaborar na conservação do material que toda a comunidade representa pelo estado colocou á sua disposição para educar-se;
- Assumir a responsabilidade por danos que venham causar ao patrimônio público,aos colegas,aos professores e aos funcionários;
- Comparecer pontualmente as aulas,provas e outras atividades programadas pela escola e preparadas pelo professor,ou justificar sua ausência, quando se fizer necessária;
- Comunicar a escola longos períodos de afastamento,através da presença de qualquer de seus pais ou responsáveis ou,através de documentos escritos.
- Devolver em perfeito estado de conservação e no tempo devido os livros
livros emprestados pela biblioteca da escola;- Ter adequado comportamento social,concorrendo sempre onde quer que se encontre, para elevação do seu próprio conceito e da escola.
03- Sistema de avaliação da AprendizagemAo sistema que o ato de avaliação se faz presente em todos os momentos da vida humana, estamos admitindo que ele também esteja presente em todos os momentos vividos em sala de aula.Para os nossos alunos, a avaliação será um instrumento de tomada de convivência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades. A avaliação será um instrumento de tomada de convivência de suas conquistas , dificuldades e possibilidades. A avaliação será feita num processo diagnóstico,continua e bimestral. Durante o processo ensino-aprendizagem, utilizaremos os seguintes instrumentos e situações para avaliação:DIAGNÓSTICA.- Realizada no início do ano para conhecer o aluno e para assegurar que o mesmo tem condições de cursar a série na qual se matriculoFORMATIVA.
- Realizada diretamente pelo professor, ao rever cadernos, atividades de casa,fazer ou receber perguntas, enfim, observar a participação do aluno de um modo geral;
- Realizada ocasionalmente, por meio de trabalhos e pesquisas;
- Realizada periodicamente, utilizando teste ao final de cada período bimestral.
SOMATIVA.- Ao final de cada bimestre, todas as notas atribuídas em todas as situações e formas de avaliações serão somadas e a partir daí se verifica os avanços ou recuos dos alunos.
O rendimento da aprendizagem do aluno será através de notas: 01 a 10.Se o ensino não cumprir sua finalidade,a de fazer aprender, sobre a prática pedagógica, juntamente com os professores,realizará estudos e reflexões sobre a prática pedagógica e a partir de então,busca e aplica intervenções para que haja sucesso na aprendizagem.A avaliação do rendimento escolar Será um processo continuo de acompanhamento do desenvolvimento do aluno, abrangendo os aspectos cognitivos e psicomotor,de modo a que se refere ao conhecimento, ás habilidades e ás atividades.- Será aprovado o aluno com freqüência igualou superior a 75% do total de carga de aula oferecida e média igual ou superior a 50%;
- O aluno deverá atingir um total de 20 pontos no final do ano.
- A freqüência será apurada no carga horária anual estabelecida pelo SEDUC;
- A avaliação do rendimento escolar será devidamente encaminhada para o conhecimento dos pais ou responsáveis.
Os estudos de recuperação serão realizados em consonância com Resolução do Conselho de Educação do Ceará Nº 384/2004.A recuperação tem por objetivo suprir as diferencias detectadas no aproveitamento do aluno. Será proporcionada mediante ministração de aulas e distribuições de tarefas,exercícios e trabalhos, concomitantemente, sob a coordenação e supervisão do professor habilitado e vinculado á escola.O resultado da recuperação será lançado na ficha individual.A escola deverá adotar duas modalidade de recuperação:- Recuperação paralela, decorrente do período letivo;
- Recuperação final, oferecida no final do ano.
O aluno terá direito a recuperação em todas as disciplinas e em todas as séries.O aluno (a) recuperará seu desempenho no decorrer de trinto dias, antes desses prazo não poderá ser considerado aprovado (a)
Ac09. AVALIAÇÃO.A avaliação é um mecanismo importante para que se possa medir o grau de sucesso e insucesso das ações previstas por esta proposta no decorrer do ano letivo , na busca constante de planejar ações , para melhorarmos a qualidade do processo ensino –aprendizagem, sendo assim , anualmente será realizada uma avaliação das ações propostas no Projeto Político Pedagógico, a fim de sabermos se os nossos objetivos estão sendo parcial ou totalmente realizados. Essa avaliação sediará basicamente através de:- Reunião com pais e professores, onde colhemos críticas e sugestões;
- Aplicação de questionários e todos esses dados,analisaremos e encontraremos subsídios que nos levem aos reais objetivos educacionais de qualidade que todos desejam alcançar.
O ensinar é a troca , é a busca do novo,É a forma de qualidade com equidade, mas coerente aosolhos do homem que enxerga.PRF. Lindalva.
08.
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